Dúvidas

Muitas vezes, ao sentir dor nos pés, as pessoas ”acabam tentando” resolver o problema. Na maioria das vezes, as pessoas que apresentam podopatias não procuram o especialista pela simples falta de informação, ou seja, desconhecem a existência de profissionais qualificados.

Os problemas mais conhecidos dos pés e que são facilmente resolvidos por um podólogo são:

  • Unhas encravadas
  • Calos
  • Calosidades
  • Correção de unhas (órtese)
  • Fissuras

Onicocriptose, ou mais conhecida como unha encravada, ainda é motivo de grande desconforto. A intervenção cirúrgica normalmente não resolve o problema. Os podólogos entendem que, em 99% dos casos, é possível solucionar o problema sem a intervenção cirúrgica.

A unha encravada é uma afecção dolorosa que aparece frequentemente na última falange do primeiro dedo e geralmente ao seu redor, desenvolvendo um tecido granulomatoso. O tratamento está restrito somente à retirada da espícula (pedaço da unha) e não da unha propriamente dita.

Tratamento: Para a retirada do fragmento ungueal (espícula), procedemos da seguinte forma abaixo.

1) Assepsia dos pés;

2) Limpeza da zona a tratar com solução fisiológica e água oxigenada;

3) Com bisturi de unha, faz-se um corte na unha desde o ponto 1 até o ponto 2 a 4 ou a 5 mm da borda lateral dela;

4) Separa-se suavemente o fragmento cortado e, em seguida, retira-o;

5) Finalmente, aplica-se uma pomada cicatrizante e bactericida e protege-se o dedo com um curativo. Após dois dias, o cliente deverá retornar para a retirada. Pode haver a necessidade de um segundo curativo.

São uma hiperqueratose associada à presença ou não de um núcleo do mesmo material, com formato cônico, tendo sua porção mais estreita voltada para dentro. Os calos têm como causa problemas de origem ortopédica e/ou calçados inadequados.

O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calos. O correto é fazer visitas regulares, de mês a mês, para a remoção, que é feita de forma simples, rápida e indolor.

Tratamento: Consiste na remoção do tecido hiperqueratoso subjacente ao núcleo, além da remoção dele próprio, caso exista. Coloca-se um pedaço de algodão embebido em um emoliente para diminuir a rigidez do calo e, após alguns minutos, faz-se o desbastamento dele. Em seguida, usa-se uma lixa elétrica para finalizar o tratamento.

O que são calosidades?

É o espessamento da pele num determinado ponto. O organismo reage assim para se defender de atritos provocados por calçados apertados, má postura ou andar incorreto. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calosidades. O correto é fazer visitas regulares, de mês a mês para a remoção, que é feita de forma simples, rápida e indolor.

Tratamento: Consiste na remoção do tecido hiperqueratoso. Coloca-se um pedaço de algodão embebido em um emoliente para diminuir a rigidez da calosidade e, após alguns minutos, fazer o desbastamento. Em seguida usa-se uma lixa elétrica para finalizar o tratamento.

O calo com núcleo é um tipo de calo situado na planta do pé aprofundado como um cone e muito doloroso. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Não existe remédio para curar calo. Para sua remoção, que é feita de forma simples, rápida e indolor, o correto é fazer visitas regulares, de mês a mês.

Tratamento: Consiste na higienização completa dos pés onde será executada a remoção do calo, que é feita com instrumentos apropriados e esterilizados.

É a menor espécie de pulga. Apenas a fêmea penetra nos tecidos, de preferência do homem, porco, cão ou rato. No homem, o bicho-do-pé prefere penetrar, principalmente, na sola do pé, nos cantos e sob as unhas (dos pés e das mãos). A pulga (Tunga penetrans) penetra no hospedeiro escolhido, permanecendo com a cabeça e o corpo mergulhados no tecido.

As fêmeas, ao penetrarem, provocam uma coceira intensa. Após alguns dias, o seu abdome aumenta, tomando a forma de batata ou moranga. Na verdade a pulga está cheia de ovos. Os machos e fêmeas vivem em locais secos, próximos de chiqueiro, monte de estercos e nas proximidades da casa (hortas e jardins).

O maior perigo do bicho-do-pé está na possibilidade da pulga levar também o bacilo do tétano e gangrena. O bicho deve ser retirado com cuidado para não estourar seu abdome. O processo é indolor, e o podólogo está apto a retirar a pulga de forma simples e rápida.

Tratamento: Consiste na higienização completa dos pés na região onde será feita a remoção do bicho-do-pé, com instrumentos apropriados e esterilizados.

As micoses são infecções provocadas por fungos. Podem se manifestar na pele, couro cabeludo e unhas. Isso porque essas regiões são ricas em queratina, o alimento desses fungos. A higiene é o princípio fundamental tanto para prevenção como para a cura das micoses, por isso, recomendamos visitas regulares de mês a mês para uma assepsia em clínicas especializadas em tratamento de pés, juntamente com o uso de medicamentos indicados por dermatologistas.

Tratamento: O tratamento consiste na assepsia da unha afetada pelo fungo e na aplicação do medicamento indicado por um médico dermatologista. A assepsia na unha afetada é indicada para uma absorção melhor do medicamento. As lixas usadas neste procedimento são descartáveis. Este tratamento pode durar até 12 meses.

São rachaduras que deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento.

Geralmente as fissuras se dão pelo ressecamento da pele associada ou não à hiperqueratose. Esta última é uma podopatia que, muitas vezes, aparece conjugada às fissuras.

Tratamento: consiste na higienização do local e aplicação de emoliente, removendo todo o espessamento verificado na região plantar. Para finalizar o tratamento são usados cremes apropriados para hidratação. É aconselhável que se faça, após a higienização dos pés, uma hidratação profunda com vapor de ozônio.

Dica: Após o tratamento é necessário que se use em casa um bom creme à base de ureia.

A órtese é um dispositivo que se fixa à lâmina ungueal (unha) e apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, sendo inegavelmente a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal e, consequentemente, traz um alívio à dor.

Tipos de deformidades das unhas que podem ser corrigidas com o uso de órteses:

 

  • unha em telha
  •  unha em funil
  • Unha em gancho
  • Unha em torquês
  • Unha em caracol

Os instrumentos usados no tratamento de podopatias são esterilizados a cada troca de cliente. As peças são armazenadas, individualmente, em embalagens de nylon, próprios para Auto Clave  onde permanecem, dentro de uma caixa de metal, por duas horas no calor (170º C), para que as bactérias e outros micróbios morram e não causem doenças.

Laser de iodo é uma luz pura que emite uma energia que é absorvida pela a pele, a  qual por sua vez, transmite essa energia para as células germinativas. Conclusão: renovação das células.

Os equipamentos Laser aceleram o processo regenerativo de diferentes tratamentos patológicos, sendo utilizados em todas as áreas de saúde, como também no tratamento de onicomicose, onicocriptose, granulomas ( unha infeccionada ) pés diabéticos, verruga plantares, fissuras calcâneas, dentre outras patologias. Ele também atua como anti inflamatório, analgésico, cicatrizante.

É uma ótima técnica para correção das unhas deformadas para que voltem a seu formato normal. Modificando sua curvatura, e consequentemente o desaparecimento de lesões dolorosas. Entre elas:  unha encravada diminuindo a onicofose e deformidades causadas pelo uso de calçados   inadequados alterado pela biomecânica e cortes incorretos das unhas.


Open chat
Fale conosco
Olá
Podemos te ajudar